Visita Técnica

Visita Técnica

Visita Técnica

Visita Técnica ao Demonstrador da Indústria 4.0

 

O CIESP de Guarulhos por iniciativa do NEXO - Núcleo de Excelência Operacional e Inovação, coordenado pelo Eng. João Câncio, no dia 12 de abril, levou uma missão de empresários e gestores ao primeiro Demonstrador dos Conceitos da Indústria 4.0 no Estado de São Paulo, que fica na Escola SENAI Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul.

 

Segundo João Câncio, "a 4ª revolução industrial exige alta performance para competir com a manufatura da China. Esse tema surgiu na Alemanha e Estados Unidos recentemente para enfrentar os preços baixos dos produtos chineses e de outros competidores. Nos EUA existem mais de 30 Demonstradores como este que visitamos no SENAI de São Caetano do Sul".

Wilson Oliveira, gerente de inovação da Maxion se disse muito impressionado com as aplicações dos conceitos de Indústria 4.0, “saí com muitas inspirações para aplicarmos na empresa".

Para Martinho Rizzo, secretário-adjunto de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI), foi possível ver as tecnologias, e também enxergar as pessoas se prepararem tecnicamente e se qualificar para enfrentar os novos desafios da empregabilidade da 4ª revolução industrial.

"Esse evento representa uma referência de inovação e desmistifica que podemos acelerar a caminhada para ser mais eficiente. O CIESP possui parceiros que podem ajudar empresas nos atalhos dessa jornada", concluiu Câncio.

SENAI São Caetano do Sul

O Laboratório do SENAI- Demonstrador de Indústria 4.0 - Manufatura Avançada está equipado com robôs, células, sensores, gravadores a laser e centros de usinagens. Robótica integrada às células de manufatura; gestão de projetos e da produção; projeto, manufatura e análise de engenharia auxiliados por computador (CAD/CAM/CAE) e eficiência energética.

O investimento na nova escola SENAI de São Caetano do Sul foi de R$ 63,2 milhões, 36 laboratórios inclusive para o desenvolvimento de projetos e criação de “Startups”.

Imprensa

Close