SDCETI

SDCETI

SDCETI

SDCETI apresentou suas diretrizes de trabalho no CIESP Guarulhos

 

No dia 13 de junho, o CIESP Guarulhos, em parceria com a ASEC e a AGENDE Guarulhos, recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação, Rodrigo Barros, que apresentou o planejamento e desenvolvimento econômico da SDCETI.

Dr. Antonio Roberto Marchiori, Maurício Colin, Rodrigo Barros e José Araújo Júnior

O evento, que reuniu empresários locais, contou com a presença do presidente da AGENDE e 1º vice-diretor do CIESP Guarulhos, Dr. Antonio Roberto Marchiori, do vice-presidente do Comércio da ASEC, José Araújo Júnior e do diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin que abriu o evento.

Em sua fala, Colin falou como funcionaria a apresentação, fez alguns anúncios para os presentes e destacou que a relação da entidade com as Secretarias está muito positiva, “todas as demandas que temos apresentado, estamos recebendo um retorno rápido”.

 

O secretário Barros iniciou sua apresentação explicando que ela estava dividida em Plano de Governo, que traz as Diretrizes da SDCETI, depois traz Programas e por fim Ações. As 10 Diretrizes apresentadas é que irão conduzir o trabalho da SDCETI:

1 - Agir em bloco, de forma integrada, com toda administração da cidade, para fortalecer o ambiente de negócios de Guarulhos;

2 - Desenvolver inteligência econômica que embase a identidade de Guarulhos;

3 - Buscar e propor soluções para desburocratizar e trazer eficiência à gestão

Pública;

4 - Transformar Guarulhos em uma referência de cidade inteligente e sustentável (smartcity) no Brasil;

5 - Orientar, capacitar e formalizar o MEI e as PMES;

6 - Liderar a implantação de equipamentos de tecnologia, inovação e de desenvolvimento econômico;

7 - Fomentar e fortalecer o turismo corporativo e de negócios em Guarulhos;

8 - Tornar Guarulhos protagonista nas temáticas de relações aeroportuárias e de

Comércio exterior;

9 - Desenvolver e fomentar um ecossistema científico, empreendedor e de inovação com a participação ativa das lideranças acadêmicas, empresariais, governamentais e não governamentais;

10 - Fortalecer a autoestima do guarulhense através de iniciativas que evidenciem a história, cultura e patrimônio da cidade.

 

Dentro da primeira diretriz ele já informou sobre o Via Rápida Empresa, implantado no município em 4 de abril, com menos de 100 dias do novo governo.

Segundo o secretário já foram atendidas mais de 6.100 solicitações, deferidas mais de 3.500 viabilidades e realizadas mais de 1.000 licenciamentos no período de dois meses.  “Hoje o Via Rápida dá deferimento de viabilidade em 48 horas para empresas de baixo risco em Guarulhos. Essa era nossa promessa”, explicou Rodrigo.

O secretário explicou que o planejamento é para que se possa abrir discussões, “não estou dizendo que tudo que estamos propondo é o mais correto e nem o mais certo, mas a partir de um planejamento podemos discutir e aprender para aprimorar”.

Durante sua apresentação Rodrigo Barros fez vários anúncios importantes da SDCETI para o desenvolvimento da cidade. Dentre eles o secretário destacou que a cidade cresceu desordenadamente e ainda não se organizou, por isso é importante embasar a identidade de Guarulhos para que seus moradores saibam o que são e tenham orgulho disso.

Para isso a Secretaria já havia lançado a primeira edição do Caderno Econômico, que terá a segunda edição lançada no dia 6 de julho com críticas de entidades, dados do Observatório de Turismo e com o apoio do Sebrae-SP na contribuição de números da pequena e média empresa.

Rodrigo mencionou sobre o Termo de Cooperação firmado com a ESPM, onde a Escola fará estudo de clusters da cidade, “isso irá aumentar a capacidade de Guarulhos em prover uma melhor infraestrutura e políticas públicas”.

Outros dois temas muito enfatizados pelo secretário é o fortalecimento do comércio exterior, para aumentar a competitividade das empresas locais, e também a liderança que a cidade deve ter nas discussões aeroportuárias, já que Guarulhos possui o maior aeroporto internacional da América Latina a liderança desse debate atrairá mais investidores.

Rodrigo também informou que na próxima semana o Estado credenciará o primeiro Centro de Inovação na cidade, através do ENIAC, o que significa um passo a mais para a concretização do Parque Tecnológico, que o secretário se comprometeu a credenciar este ano.

Imprensa

Close