Workshop

Workshop

Workshop

Juiz Federal do Trabalho falou sobre o dia a dia da Modernização Trabalhista

 

Na manhã do dia 29 de março, após a reunião de Diretoria do CIESP Guarulhos, conduzida pelo 1º vice-diretor, Sérgio Matos, a Regional participou da transmissão on-line do Workshop Modernização Trabalhista: O Dia a Dia e os Diferenciais da Nova Lei na Prática.

Marlos Melek fala na Fiesp sobre efeitos práticos da modernização trabalhista. Foto: Divulgação/Fiesp

O workshop aconteceu na sede da FIESP, na Avenida Paulista e teve a participação do juiz federal do Trabalho, Marlos Augusto Melek, o evento, no formato perguntas e respostas, esclareceu dúvidas sobre os principais pontos da nova lei trabalhista, como o recolhimento das contribuições para sindicatos.

O evento foi aberto pelo diretor do Departamento Sindical e de Serviços da Federação, André Luis Saraiva, que representou o presidente Paulo Skaf e também teve a presença da diretora executiva jurídica da Fiesp, Dra. Luciana Freire.

Dr. Marlos, que participou ativamente do grupo que redigiu a Nova Lei Trabalhista, abriu o workshop explicando de maneira didática os vários pontos de mudanças da lei, como: desconto sindical, férias fracionadas, redução de horas de descanso, hora-extra, equiparação salarial, justa causa, meritocracia no trabalho, trabalho intermitente, horas in itinere, jurisdição voluntária, dentre outros temas.

O juiz destacou que a lei teve 209 mudanças, e é boa para quem trabalha, para quem quer trabalhar e para quem quer empregar. Dr. Marlos também enfatizou a importância do empregador resistir ao objetivo da lei, “se não resistir a justiça entende que não há controvérsia, que não há conflito, que está tudo bem. Isso enfraquecerá a lei aos olhos dos tribunais”.

Dr. Marlos também elogiou o papel da Dra. Luciana nas discussões dessa reforma, “a Dra. teve papel importante na equipe de redação da Reforma Trabalhista. Ela foi a voz de São Paulo”.

A última parte do evento foi dedicada a sessão de perguntas e respostas. As perguntas vieram, além dos participantes presentes na sede, também dos participantes presentes nas 42 regionais do CIESP e dos que acompanharam a transmissão on-line do Workshop em suas empresas. Com as perguntas alguns temas foram aprofundados e outras dúvidas puderam ser esclarecidas.

O juiz finalizou sua participação desejando que a reforma seja boa para o Brasil. A Dra. Luciana encerrou o evento, no início da tarde, agradecendo a presença do Dr. Marlos e elogiando sua coragem em dedicar seu trabalho à esta reforma, “a indústria deve esse agradecimento ao seu trabalho”.

Imprensa

Close