Sobre nós

Nossa História

O CIESP regional Guarulhos é uma das 43 regionais do CIESP, fundada em 13 de abril de 1982, quando foi realizada a primeira reunião oficial – registrada em Ata – para a constituição do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) - Regional Guarulhos. A partir desta data, as indústrias instaladas na cidade e adjacências de Mairiporã, Arujá e Santa Isabel, puderam contar com uma entidade para representá-las e atender seus anseios.

Representantes de nove empresas locais fizeram parte deste movimento. O grupo era encabeçado pelo empresário Luigi Polcan, do Frigorífico Herme, que recebeu a adesão da Melitta do Brasil, Dupont-Polidura, Alumínio Penedo, Maggion, Indústria Marília, Sace, Pfizer e Iderol.

A sugestão de criar uma regional partiu de Luiz Eulálio de Bueno Vidigal Filho, então presidente da FIESP/CIESP. “Vidigal sabia do potencial do nosso parque industrial e queria instalar a delegacia regional”, recorda Luigi Polcan. Diante do grande número de indústrias locais, o CIESP percebeu a necessidade de expandir a entidade para dar melhor atendimento ao setor.

A primeira diretoria foi eleita no dia 18 de novembro de 1982, tendo como diretor titular o empresário Luigi Polcan. Na ocasião também foram eleitos dois diretores adjuntos, cinco conselheiros e cinco suplentes.

O movimento cresceu na cidade, originando assim, o SESI – Serviço Social da Indústria. A entidade trouxe unidades escolares aos beneficiários da indústria e para a comunidade em geral.

Consolidação

Para consolidar sua atuação na região, o CIESP Guarulhos obteve junto ao Poder Público municipal a doação de um terreno para construir a “Casa da Indústria”. Com a força da coletividade industrial da região, o CIESP não tardou a iniciar as obras para construção do prédio. Em 30 de agosto de 1995 foi inaugurada, na presença do empresariado local e diversas autoridades, a Sede Própria, possibilitando assim, o incremento de atividades e serviços voltados às empresas associadas.

Já sentido que a Sede não comportava o grande afluxo de industriais que transitavam em suas dependências, nas inúmeras atividades empresariais promovidas pela entidade, o CIESP Guarulhos ampliou seu prédio em 2004, incorporando cerca de 250m² de área construída ao prédio existente. E em 2010 fez mais uma ampliação, tendo hoje, um espaço físico com 853m².

Hoje a Entidade é dirigida por Maurício Carlos Colin, industrial sócio proprietário da empresa Daicast, responsável pelas áreas comercial, financeira e administrativa da companhia. O CIESP Guarulhos congrega cerca de 400 empresas filiadas de grande, médio e pequeno porte de diversos setores.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP presta inúmeros serviços de apoio aos industriais, sendo um interlocutor aceito pela sociedade civil e autoridades constituídas, de modo a ser polarizador de políticas públicas e indutor de ações voltadas ao desenvolvimento econômico regional.

Área de abrangência do CIESP Guarulhos
Além de Guarulhos: Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Close